Mais um ano e eu fui a São Paulo na maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. A feira, que aconteceu nos dias 10, 11, 12 e 13 de março, trouxe os últimos lançamentos e tendências para arquitetos, designers de interiores, engenheiros e lojistas revendedores. Foi o último grande evento do setor antes da Pandemia do Covid-19.

Algumas tendências que vi nos anos anteriores continuam em alta, porém com adaptações. O concreto aparente, por exemplo, continua nos porcelanatos e placas cimentícias para piso e parede. A novidade esse ano foi a coleção de cubas cimentícias inspiradas no movimento arquitetônico de 1950, o Brutalismo. Nas cubas aparecem os sulcos e imperfeições, característica desse movimento.

A automação, a tecnologia e a inteligência artificial estavam presentes em vários produtos. A Deca lançou a bacia Touchless para banheiro com o acionamento da descarga mais simples. Basta um gesto das mãos, sem encostar na descarga ela é acionada. Além disso, a tecnologia auxilia no consumo consciente de água, permitindo descargas de 3l a 6l.

Outra tendência forte na feira foi a natureza e a biofilia. As cores naturais formaram uma linda e orgânica cartela de cores nos produtos, tons de marrons, verdes e azuis apareceram muito. As peças que imitam madeira e pedras estavam tão perfeitas, em cor e textura, que, ao toque com as mãos, se pareciam muito com as de verdade. As plantas estavam presentes e espalhadas por todo espaço do pavilhão.

O design biofílico, que tem o objetivo de criar ambientes que melhorem nossa saúde e bem-estar através da vegetação dentro dos lugares construídos, nunca foi tão visto numa feira. A biofilia na arquitetura e nos ambientes é uma tendência tão importante na vida das pessoas que merece um artigo exclusivo.

Enfim, percebi muitas tendências na feira, que estavam lentamente entrando nos lares, nos espaços comerciais e nos espaços públicos. Acredito que elas, depois da pandemia, serão ainda mais valorizadas. Nós, profissionais do setor de arquitetura e design, temos papel fundamental na aplicação dessas tendências em projetos para a nova maneira de morar e viver da sociedade.

Escrito por Lilian Hennemann

Design de Interiores na Empresa MRA Arquitetura

Fotos e conteúdo exclusivo acesse o instagram: @mraarquitetura